Cine debate do filme “Ela”
O cinedebate é um projeto de extensão universitária que se volta para a divulgação de obras fílmicas fora do mainstream. Além da visibilidade destes bens culturais, as atividades do projeto dedicam-se à democratização de conceitos científicos mobilizados por essas obras, os quais são problematizados nos debates. Portanto, o cinedebate objetiva a provocação de boas conversas sobre a dimensão ética e estética do cinema. Um encontro virtual possível e caloroso em tempos de pandemia. O evento relativo ao filme “Ela” abordará reflexões sobre esse longa-metragem norte-americano, lançado em 2013, dirigido e produzido por Spike Jonze. O longa gira em torno do solitário escritor Theodore, que acaba desenvolvendo uma relação pessoal com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível, chamada Samantha. Essa edição do projeto será promovida pelo NEPTA (Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Programa de Produção Cultural Joaninha ou o que é – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Colmeia (Coletivo de Artes), GEPETEC (Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologias Digitais e Formação Docente), GETUFF (Grupo de Etnomatemática da UFF), Debatedora(e)s: Fabio Lennon Marchon – Professor de Matemática na Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação. Andrea Thees – Professora de Matemática na Unirio, Doutora em Educação. Tarliz Liao – Professor de Matemática na Unirio, Doutor em Educação e pós-doutorado em Tecnologias Digitais e Formação Docente. Ingrid Lane dos Anjos Galvão – Mediadora presencial CEDERJ/UNIRIO, especialista em Educação Matemática. Mediadoras: Renata Orlandi – Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-doutora em Educação e em Psicologia Social.
Data: 18/08/2020 (segunda)
Horário: 13:30 (https://www.youtube.com/watchv=fDtxvbEnQF0&feature=youtu.be) OBS: Para que a(o)s participantes possam acompanhar o debate, recomendamos que assistam ao documentário antes do evento. Inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/cinedebateela
Para todos verem: Cartaz de divulgação do cinedebate do filme Ela. A imagem do fundo é de cor bege escura, apresenta no canto superior direito uma imagem em diagonal de um rolo para projetor na cor azul e bege escuro. No centro a esquerda, uma imagem do cartaz do filme, o rosto de um homem branco, de cabelos e bigode castanhos, usando uma camisa rosa escuro, olhando para frente em um fundo cor rosa, abaixo do queixo do homem o nome do filme escrito em inglês (Her) . Na parte central a data do debate (18/08/20) e horário (das 13h30min às 15h), o nome do filme Ela (2013). No centro do cartaz, ao lado do cartaz do filme, o tema do debate: A escola, o currículo e as incompatibilidades: outros corpos e subjetividades. Do quadro negro às telas: a conexão contra o confinamento. Abaixo do tema, os nomes das debatedoras (Fabio Lennon Marchon – Professor de Matemática na Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação, Andrea Thees – Professora de Matemática na Unirio, Doutora em Educação, Tarliz Liao – Professor de Matemática na Unirio, Doutor em Educação e pós-doutorado em Tecnologias Digitais e Formação Docente, Ingrid Lane dos Anjos Galvao – Mediadora presencial CEDERJ/UNIRIO, especialista em Educação Matemática), mediadora (Renata Orlandi – Professora da UFSC, Doutora em Psicologia e Pós-doutora em Educação e em Psicologia Social) e das intérpretes de libras (Aline Vanessa Poltronieri Gessner e Patrícia Taffarel). Na parte inferior do cartaz estão duas observações: “Recomendamos que o filme seja assistido antes do evento” e, abaixo desta observação, está escrito: a A(O)s participantes inscrita(o)s serão certifica(o)s, e dois links: Link para inscrição (http://inscricoes.ufsc.br/cinedebateela) e Link para o acesso https://www.youtube.com/watch?v=fDtxvbEnQF0&feature=youtu.be. Na barra inferior o nome do curso promotor do evento (Educação e Tecnologias Digitais: temporalidades e corporalidades contemporâneas) com os logotipos dos apoiadores (UFSC, NEPTA, GEPETEC, UFFS, COLMEIA, GETUFF, JOANINHA OU O QUE É) bem como uma logo indicando que o evento é acessível em libras.